23/02/17

Rede de Bibliotecas Escolares

Camilo Castelo Branco


  DGLAB   |   Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco foi um dos escritores mais profícuos do segundo Romantismo português. Poeta, panfletário, polemista, prefaciador, crítico, tradutor, romancista, dramaturgo, bibliografo, historiador, cultor de todos os géneros, o conjunto da sua obra literária é o mais vasto e diversificado de todo o século dezanove. No romance, género que mais versou (publicou cinquenta e quatro romances), Camilo escreveu na fronteira entre o idealismo (...)

22/02/17

Rede de bibliotecas escolares

Raul Brandão


  Um site para comemorar 150 anos  |   Jornalista, militar e autor de obras que vão do romance ao teatro, Raul Brandão nasceu na Foz do Douro, em 1867 , numa família de pescadores. A meninice e o liceu foram vividos no Porto, antes de o autor de Húmus fazer uma breve passagem pelo Curso Superior de Letras. O gosto pela literatura, que despontara na juventude, acompanhou-o sempre, mesmo nos anos da Escola do Exército. É em 1896 que o alferes Brandão chega a 

21/02/17

O Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.
Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.
Origem da data
O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as lín...
Ver Mais

Vitorino Nemésio

Vitorino Nemésio


  Clicar na imagem para visualizar o vídeo |   Mau tempo no canal   "A obra romanesca mais complexa, mais variada, mais densa e mais subtil em toda a nossa história literária", são palavras de David Mourão-Ferreira sobre "Mau Tempo No Canal", de Vitorino Nemésio. O documentário ajuda-nos a perceber porquê.   A narrativa, temporalmente situada entre 1917 e 1944, incide sobre Margarida Clark Dulmo, peça de relações amorosas desencontradas e frustradas e nenhuma delas capaz (...)

18/02/17

Monitora da biblioteca - Literacia Digital

As literacias são uma preocupação e uma prioridade das bibliotecas junto dos  alunos, e, ao longo do ano, são desenvolvidas várias atividades neste âmbito.

O departamento da educação especial em articulação com a biblioteca escolar, desenvolve atividades de literacia digital semanalmente. Aqui fica o registo...













Rede de bibliotecas escolares

Da felicidade que vem nos livros


Francisco José Viegas |   Há livros que resumem vidas inteiras.   E há livros que nos devolvem fragmentos da nossa própria vida – pedaços que já tínhamos perdido sem esperança de os reencontrar – mesmo aqueles que já tínhamos esquecido.   De cada vez que penso “nisso”, penso também nos lugares onde fui feliz com os livros e, de entre esses dois lugares, elejo dois: o Douro, no Verão quente à beira do rio; e numa das mais belas bibliotecas que visitei na infância: uma (...)
O Bobo | Alexandre Herculano


  Luso-Livros |   Autor: Alexandre Herculano Ano de lançamento: 1843 Género: Romance Histórico   Número de Páginas: 263 Formatos Disponíveis: .epub   .pdf Idioma: Português Europeu (Pt-Pt)   Conteúdo relacionado: Lendas e Narrativas  (e-Book) Eurico, o Presbítero  (e-Book)

17/02/17

Charles Darwin

Charles Darwin


  De Rerum Natura | por José Cerca de Oliveira |   Nascido em 1809, Charles Darwin tornou-se uma das mais proeminentes referências científicas de todos os tempos; hoje seria o seu 208º aniversário.   Contrariamente ao que é geralmente pensado, o tópico da «transmutação» dos organismos já andava nos círculos científicos da época. O avô do famoso Darwin, Erasmus Darwin, membro da «Lunar Society» (um dos mais famosos ciclos de discussão científica do século XVIII) (...)

O novo perfil de competências dos alunos

O novo perfil de competências dos alunos


  Público | foto de Nuno Ferreira Santos |   São 10 as áreas de competências que passarão a nortear aquilo que um aluno deve conhecer quando chega ao fim da escolaridade obrigatória.   Não aos monólogos, sim à interacção! Esta será, em resumo, uma das consequências práticas em sala de aula que o Ministério da Educação (ME) espera alcançar com o novo perfil de competências de alunos, que se prepara para adoptar, segundo apontou o jurista Guilherme d’Oliveira (...)

Projeto "Padrinhos de leitura com pais"

 Sendo a biblioteca/escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nos alunos.
O projecto "Padrinhos de leitura com pais" pretende valorizar este contexto favorável  para o desenvolvimento de actividades que incentivem a leitura e o gosto pelos livros. A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura, propondo-se assim, as  bibliotecas, promoverem atividades neste âmbito.

Nesta semana, esteve na biblioteca, a encarregada de educação de uma aluna do 4º G, a contar uma história de tradição oral intitulada  "A Princesa do Lixo". Esta, tinha como mensagem, questões relacionadas com o  ambiente e valores.
Obrigada mãe Ana, pela colaboração com a biblioteca!!!






Celebrar a amizade






















Rede de Bibliotecas Escolares

O Guia Europeu para as Escolas | Promover a educação inclusiva e combater o abandono escolar precoce


  Está interessado(a) em encontrar formas mais eficazes de apoiar os seus alunos? Deseja melhorar a frequência e reduzir o abandono? Está à procura de formas de melhorar a participação dos pais na sua escola? Tem um grande número de alunos cuja língua materna não é a sua língua de ensino? Está a considerar a introdução de abordagens mais colaborativas para o ensino e a aprendizagem?   Este recurso em linha faculta-lhe uma série de materiais concebidos para o(a) ajudar! Ler mais  >>

15/02/17

Rede de Bibliotecas Escolares

Agostinho da Silva


Educa RTP  | Dossiê Agostinho da Silva  |   O pensamento de Agostinho da Silva Agostinho da Silva é apontado como um dos grandes pensadores portugueses, mas foi também poeta, ensaísta e, acima de tudo, um amante da liberdade. Conheça a forma como este homem olhava para a vida... Contexto Nascido em 13 de Fevereiro de 1906 e logo aos 16 anos começou a colaborar no Jornal “Comércio do Porto”. Com 22 anos terminou o curso de Filologia Clássica da Faculdade de Letras do Porto (...)
MOOC | Referências Bibliográficas


  No âmbito do projeto Ideias com mérito, "Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca", os professores bibliotecários estão a promover um MOOC (Massive Open Online Course) subordinado ao tema "Referências Bibliográficas".     Alojado na plataforma Moodle do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria,  este recurso está disponível a todos, bastando entrar como visitante.   O curso está organizado para alunos do ensino básico, mas é útil para qualquer interessado, (...)

13/02/17

Ação de sensibilização subordinada ao tema Cyberbullying

A sessão Cyberbullying decorreu na biblioteca escolar. A Dra. Sónia Seixas, autora do livro, clarificou os encarregados de educação acerca desta temática da geração atual. Foram momentos de partilha de saberes... Obrigada APEB pela iniciativa, pais pela presença e  professores pelo apoio. Com o esforço de todos, conseguiremos certamente educar as crianças para uma internet mais segura e com atitudes mais conscientes, neste fenómeno em crescimento...













12/02/17

Artigo da Rede de Bibliotecas Escolares

Textos que se (des)constroem: metaficção e intertextualidade na ficção juvenil contemporânea


Ler na fonte  |   http://www.uem.br/acta ISSN printed: 1983-4675 ISSN on-line: 1983-4683 Doi: 10.4025/actascilangcult.v38i3.31138   Diana Navas (1) e Ana Margarida Ramos (2) (1)Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rua Monte Alegre, 984, 05014-901, Perdizes, São Paulo, São Paulo, Brasil. (2)Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.    RESUMO . Este estudo tem como objetivo investigar uma tendência crescente na literatura juvenil (...)
O método definitivo para ter filhos leitores: conselhos e receitas milagrosas que garantem o êxito escolar


  Download |   Girbés, J. C. (2016). [e-Book] El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxito escolar . Barcelona, Fundación Bancaria “La Caixa” y la Fundación Jaume Bofill, 2017   El método definitivo para tener hijos lectores  é um guia para ajudar pais e mães na estimulante tarefa de fomentar o hábito leitor das crianças. Apresenta quatro passos básicos para transmitir, com calma e sem angústia, a (...)

11/02/17

Rede de Bibliotecas Escolares - momentos culturais

Contornos da palavra, em Viana do Castelo


  Programa | Inscrições até 13 de fevereiro |   Realiza-se entre os dias 18 e 24 de fevereiro, no concelho de Viana do Castelo, a iniciativa cultural Contornos da Palavra. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, proporciona, durante uma semana, momentos culturais a todos os alunos, professores e educadores das escolas do concelho. Integra também o evento o ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – CONHECER. RESPEITAR. INCLUIR, organizado em colaboração com a (...)
Cronologia dos descobrimentos portugueses
RBE, 10/02/2017 17:14

  Clique na imagem para consultar a cronologia | Ensina RTP   |   A conquista de Ceuta, em 1415, marca o início de uma época de expansão portuguesa no mundo. Alcançado o objectivo de tomar aquela cidade do norte de África, Portugal estava em condições de prosseguir para sul, em busca de novos territórios.   Conteúdo relacionado: A conquista de Arzila A conquista de Goa A descoberta do Brasil Vasco da Gama O venturoso D. Manuel I A importância do Infante nos (...)
Revista SOFIA: Dossiê Heidegger e os Medievais


    v. 5, n. 2 (2016) Dossiê Heidegger e os Medievais   Fonte | Sobre a Revista  |   Sumário Editorial Bento Silva Santos, Rafael Paes Henriques PDF 273-278     Artigos Desprendimento em Eckhart como positividade da Forma Enio Paulo Giachini PDF 279-290   O aspecto teológico-religioso na construção do pensamento inicial de Heidegger Jairo Ferrandin PDF 291-301   El estudiante (...)

10/02/17

A Maior Flor do Mundo - José Saramago

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

  E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?   José Saramago   Conteúdo relacionado: José Saramago
FCSH +Lisboa: Uma marca na cidade. Um recurso em qualquer lugar


FCSH +Lisboa  |   No ar desde novembro, já tem mais de 300 entradas que divulgam o conhecimento gerado pela História, as Ciências Musicais, os Estudos Portugueses, as Ciências da Comunicação, a História da Arte, a Sociologia e outras ciências sociais e humanas. Esta marca da FCSH/NOVA na cidade é um recurso para bibliotecas escolares, de Lisboa ou de qualquer ponto do país. A partir destes links, abaixo, abra as peças e fique a saber mais…   O autor da célebre expressão (...)

09/02/17

Newton Gostava de Ler na EB de Albarraque

O projeto  Newton gostava de Ler apresentado pelas bibliotecas escolares, foi desenvolvido na EB de Albarraque. Alunos e professores observaram a "difração da luz". Os alunos pintaram lindas mandalas e viram os trabalhos em 3D. Veja aqui as fotos.